Confira os tabus e curiosidades da rodada #1 do Brasileirão 2021
Ao longo do Campeonato Brasileiro 2021, traremos no Blog do Guru tabus e curiosidades sobre os jogos das 38 rodadas da competição. Apesar do atual momento de cada equipe ser o fundamental para atribuir favoritismos, a história costuma ter peso.
Aqui você vai descobrir confrontos e resultados inéditos, sequências invictas e quem é freguês de quem e em qual lugar.
Quer saber como mitar no Cartola FC? Faça parte do Time Guru 2021 e tenha acesso a dicas exclusivas CLICANDO AQUI.
Cuiabá x Juventude – Arena Pantanal
Cuiabá e Juventude só se enfrentaram duas vezes em toda história. Foi no Campeonato Brasileiro Série B de 2020, onde ambos conseguiram o acesso à primeira divisão. O Juventude nunca venceu o Cuiabá. Nos dois confrontos, empate em 1 a 1 no Alfredo Jaconi e vitória do Cuiabá por 1 a 0 na Arena Pantanal.
Vale ressaltar que o Cuiabá disputa o Campeonato Brasileiro pela primeira vez em 19 anos de história e recoloca o futebol do Mato Grosso na primeira divisão após 36 anos. O Juventude retorna à elite depois de 13 anos.
Bahia x Santos – Pituaçu
O grande tabu deste duelo está no fato do Bahia nunca ter vencido o Santos jogando em Pituaçu. No estádio, os times se enfrentaram três vezes ao longo de toda história. Foram duas vitórias do Santos, por 2 a 1 no Brasileiro de 2011 e por 1 a 0 no Brasileiro de 2019, e um empate, em 0 a 0 no Brasileiro de 2012.
São Paulo x Fluminense – Morumbi
Não há nenhum tabu ou sequência relevante neste confronto entre tricolores. Vale destacar apenas a superioridade são-paulina no retrospecto recente. O São Paulo venceu cinco dos últimos dez jogos contra o Fluminense. Ocorreram outros três empates e apenas duas vitórias do Flu.
Atlético-MG x Fortaleza – Mineirão
Não há nenhum tabu ou sequência relevante neste confronto entre mineiros e cearenses. Vale destacar o equilíbrio do duelo ao longo da história. Os times se enfrentaram 12 vezes, com cinco vitórias para cada lado e dois empates.
Flamengo x Palmeiras – Maracanã
O Flamengo não perde para o Palmeiras há sete partidas. Foram três vitórias do Fla e quatro empates nos últimos sete duelos. No Maracanã, o Flamengo não perde para o Palmeiras há seis anos. A última vitória palmeirense no estádio foi por 2 a 1 no Campeonato Brasileiro de 2015. Dudu e Vitor Hugo marcaram para o Palmeiras. Pará anotou o gol do Flamengo.
Ceará x Grêmio – Castelão
O Grêmio não perde para o Ceará há três jogos no retrospecto recente. Foram duas vitórias gremistas e um empate. No entanto, quando o Grêmio é visitante, no geral a vantagem é cearense. Nestas condições, foram dez jogos ao longo da história, sendo quatro vitórias do Ceará, quatro empates e apenas duas vitórias do Grêmio.
Corinthians x Atlético-GO – Neo Química Arena
O Corinthians nunca venceu o Atlético-GO atuando em seu estádio, em Itaquera. O Timão sequer marcou um gol sobre o adversário. Até hoje, foram realizadas duas partidas entre os clubes na Neo Química Arena, com uma vitória do Dragão por 1 a 0 no Brasileiro de 2017 e um empate em 0 a 0 no Brasileiro de 2020.
Chapecoense x Bragantino – Arena Condá
A Chapecoense nunca venceu o Bragantino. Em toda história, foram realizados apenas dois jogos entre os times, ambos no Campeonato Brasileiro Série B 2020. No Nabi Abi Chedid, vitória do Braga por 1 a 0, e na Arena Condá, empate em 1 a 1.
Athletico-PR x América-MG – Arena da Baixada
Como mandante, o Athletico-PR nunca perdeu para o América-MG. Nestas condições, foram dez jogos entre os clubes em toda história, com seis vitórias do Furacão e quatro empates entre amistosos, Campeonato Brasileiro e Torneio Sul-Minas.
Internacional x Sport – Beira-Rio
Pelo Campeonato Brasileiro de 2020, o Sport quebrou um jejum de 22 anos sem vencer o Internacional no Beira-Rio, em um dos jogos que ajudaram a decidir a competição na reta final. No entanto, a vantagem do Inter como mandante no duelo ainda é grande. Em 20 jogos, foram dez vitórias do Colorado, sete empates e apenas três vitórias do Leão.